quinta-feira, 8 de setembro de 2011 0 comentários

Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

 
Para que se possa conduzir um veículo em qualquer parte do Brasil é necessário adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), popularmente conhecida como “carteira de motorista“. Este documento atesta a aptidão de um cidadão para conduzir um veículo motorizado, tal como uma motocicleta, carro, caminhão ou um ônibus e, é de porte obrigatório. As CNHs são concedidas somente para pessoas alfabetizadas com mais de 18 anos de idade, que passam por alguns processos de formação até estarem aptas para enfrentar o trânsito brasileiro sozinhas. Em 1987, a carteira nacional de habilitação chamava-se PGU, que ao contrário do modelo de habilitação atual, continha poucas informações, não havia foto, e era obrigatório apresentar a identidade juntamente com a CNH antiga. Hoje, a CNH é válida em todo território nacional como documento de identidade, isto porque ela contém fotografia,  número da identidade e o CPF do condutor.
O DETRAN (Departamento Nacional de Trânsito) é o órgão responsável por emitir a CNH. Para possuir este documento, o candidato deverá passar por exames de aptidão física e mental, ter aulas teóricas, ser aprovado no exame teórico (acertar no mínimo 21 questões de 30), participar das aulas práticas acompanhadas por um instrutor e ser aprovado no exame prático. Ao candidato aprovado na prova prática de direção veicular será conferida a Permissão Para Dirigir (PPD). Após o período de validade desta, não tendo o condutor cometido infrações graves, será conferida a CNH.
Os indivíduos que desejam adquirir a carteira nacional de habilitação poderão habilitar-se nas seguintes categorias:
  • Categoria A: Esta categoria permite que motoristas conduzam veículos motorizados de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral ( motonetas, motocicletas, triciclos, etc.).
  • Categoria B: Condutor de veículo motorizado, exceto os da categoria A, cujo peso bruto total não exceda a 3.500 kg, e cuja capacidade seja de no máximo oito passageiros, sem contar o motorista.
  • Categoria C: Para habilitar-se nesta categoria, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B, podendo dirigir veículo motorizado para transporte de passageiros até oito lugares, sem contar o condutor, ou de carga cujo peso bruto total exceda a 3.500kg.
  • Categoria D: Para habilitar-se nesta categoria, o condutor deverá ser maior de 21 anos, ser habilitado há, no mínimo, dois anos na categoria B ou um ano na categoria C, podendo dirigir veículo motorizado com capacidade para mais de oito passageiros, sem contar o motorista.
  • Categoria E: Esta categoria exige que o motorista também seja maior de 21 anos, seja habilitado no mínimo há um ano na categoria C, podendo dirigir combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D, cuja unidade acoplada ou articulada (reboque ou semi-reboque) tenha 6.500 kg de peso bruto total ou mais, ou cuja lotação ultrapasse 8 lugares, ou ainda que se enquadre na categoria trailler.
Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carteira_Nacional_de_Habilita%C3%A7%C3%A3o
http://www.bolsacar.com.br/informacoes/primeira_habilitacao.htm
0 comentários

Origem do Dia dos Namorados no Brasil

 
No mundo todo, diversas datas são comemoradas todos os meses, são dias de homenagem às mães, pais, profissionais, santos, elementos da natureza, personalidades importantes e personagens históricos. Uma das celebrações mais importantes é a do Dia dos Namorados, porém, esta data possui diversas origens, algumas bem curiosas, outras envolvendo fatores econômicos e crendices populares. Uma das lendas sobre a origem remete à época anterior ao nascimento de Jesus Cristo. Na Roma antiga, o Dia dos Namorados teve início quando o imperador Claudius II proibiu o casamento entre jovens  em 270 a.C. O objetivo era diminuir o número de homens casados e ter mais soldados em seu contingente. Insatisfeito com a proibição, o bispo Valentinus desafiou a autoridade do rei e começou a realizar casamentos escondidos. Após descoberto, foi preso e condenado à morte. Na prisão, Valentinus apaixonou-se por uma moça cega, filha do carcereiro. Com um milagre, ele recuperou a visão de sua amada e deixou-lhe uma carta antes de ser decapitado. No bilhete, lia-se “from your Valentine” (do seu Valentinus). Foi desta frase que surgiu a expressão Valentine’s Day (Dia de São Valentim), data comemorada, até hoje, nos Estados Unidos, no dia 14 de fevereiro.
No Brasil, o dia teve uma origem comercial, em 1948, quando a rede de lojas Clipper percebeu que durante o mês de junho sempre ocorria uma queda nas vendas relacionada à ausência de uma data comemorativa no mês. Para reverter essa situação, a empresa contratou o publicitário João Dória, que teve a ideia de copiar o Valentine’s Day e escolheu o dia 12 de junho para as comemorações. A data não foi escolhida por acaso. No Brasil, as mulheres, esperançosas na busca de um amor, homenageiam o Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, no dia 13 de junho. Então a escolha do Dia dos Namorados ficou para um dia antes destas homenagens ao santo do amor. A estratégia de Dória surtiu efeito com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”, o que alavancou as vendas da loja e criou a tradicional troca de presentes da data.
Desde então, casais apaixonados trocam presentes como chocolates, flores, ursinhos de pelúcia, cartões e outras lembranças para reafirmar o amor e o carinho que sentem todo dia 12 de junho.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Namorados
http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/dia_namorados_origem.asp
0 comentários

Código de Barras


Vivemos em uma sociedade em que a valorização do tempo é cada vez mais latente, nesse sentido situações simples como efetuar pagamentos em supermercados, bancos, etc, poderia se tornar algo ainda pior, pois estamos sujeitos a ter que esperar em filas enormes para realizar tal ação.
Nesse contexto, a matemática  juntamente com a evolução das tecnologias trouxe-nos grandes contribuições para agilizar essa tarefa. Fazemos uso dos códigos de barras diariamente, e muitas vezes nem se quer pensamos o quanto é fundamental esse mecanismo de identificação para sociedade atual.
O primeiro código de barra patenteado foi realizado em 1952, por Joseph Woodland e Bernard Silver, contudo, apenas na década de 70 é que foi definido um padrão no formato numérico para se fazer as identificações de produtos e amplamente utilizado nos Estados Unidos e Canadá.
A figura ao lado representa um código de barras, no qual a leitura é realizada por leitor de código de barras (scanner). O scanner projeta raios vermelhos nas barras, nas partes escuras a luz é absorvida e nos espaços em branco a luz é refletida; os dados feitos nessa leitura óptica são analisados rapidamente pelo computador e convertidos em letras ou números, de acordo com o cadastrado realizado de cada produto. Portanto, com mais esse recurso matemático atrelado as tecnologias, a sociedade pode usufruir seus benefícios tornando o cotidiano mais dinâmico
0 comentários

Curiosidades sobre Redes Sociais

  •  
  • A maioria das pessoas que utiliza o Twitter costuma se interessar por temas ligados à tecnologia, cultura e entretenimento. Também se sabe que esse grupo de pessoas é composto, em maior número, por pessoas de maior poder aquisitivo.
  • Existem cerca de 23 milhões de usuários brasileiros no Orkut.
  • Para traduzir seu conteúdo para mais de 70 idiomas diferentes, o Facebook contou com a participação de cerca de 300 mil usuários.
  • Mais da metade (51,09%) dos usuários do Orkut são brasileiros. Em segundo lugar fica a Índia, com pouco menos de 20%. Além disso, mais de 57% das pessoas que acessam o Orkut possuem entre 18 e 25 anos.
  • Até o final de 2009, mais pessoas jogavam o aplicativo FarmVille na rede social Facebook do que acessam o Twitter no Brasil.
  • Segundo as estatísticas oficiais do Facebook, por mês são enviadas ao site em média 2,5 bilhões de fotos.
  • Se o Facebook fosse um país, seria o terceiro mais populoso do mundo com cerca 350 milhões de habitantes (dados de dezembro de 2009).
  • O Orkut foi criado em 19 de janeiro de 2004, pelo engenheiro turco Orkut Büyükkokten, nos 20% do tempo que cada funcionário do Google tem para desenvolver projetos pessoais. O Orkut hoje é a rede de relacionamentos mais acessada no Brasil.
  • Em 2009, o filme mais comentado no Twitter foi Harry Potter, seguido de Lua Nova. Na área de tecnologia, o Google Wave esteve presente praticamente todos os dias entre os mais citados. O sistema operacional Snow Leopard ficou em segundo lugar.
  • A ideia inicial do Twitter era ser uma espécie de secretária eletrônica virtual para os seus amigos saberem o que você está fazendo. Porém, os próprios usuários deram outro rumo o serviço, transformando-o em uma espécie de rede social.
  • O Twitter, segundo o The Global Language Monitor, tornou-se a palavra mais popular da língua inglesa em 2009.
  • Os jogos de redes sociais do Facebook já somam mais de 70 mil usuários só no FarmVille. Esse número supera a quantidade de pessoas que usam o Twitter no mundo inteiro. O sucesso desses jogos se deve aos desafios e novidades nas interações.
  • O Facebook, um dos maiores sites de relacionamento da internet, nasceu em 2004 e originalmente só estava disponível para estudantes da universidade de Harvard. Só a partir de 2006 que o Facebook passou a ser aberto para todos criarem seus perfis.
  • Orkut e Facebook possuem páginas interativas, onde o usuário pode modificar seu conteúdo. Essa tecnologia é conhecida como Web 2.0.
  • O Orkut é só mais um dos serviços da gigante Google. Outros exemplos muito populares são Gmail, YouTube e Google Maps, além do serviço de busca, é claro.
  • O perfil com mais seguidores no Twitter é o da cantora Lady Gaga, que é seguida por 7.028.029 pessoas, seguida por Britney Spears, com 6.251.464 followers e Ashton Kutcher, com 5.998.437. O perfil oficial do microblog só aparece em 10° lugar, sendo seguido atualmente por 3.929.734 pessoas. Dados de 08/11/2010.
  • O brasileiro com mais seguidores no twitter é o apresentador da Rede Globo Luciano Huck com 2.494.841 followers. Em seguida aparecem os futebolistas Kaká e Mano Menezes, com 2.286.902 e 1.707.779 followers, respectivamente. Dados de 08/11/2010.
  • Atualmente, o jogo Farmville possui mais usuários que a atual febre do momento – o microblog Twitter. O Farmville conta com 69 milhões de jogadores na soma mensal e 26 milhões jogando a cada dia.
0 comentários

Curiosidades sobre Internet

 
Comecei recentemente uma série de textos sobre Curiosidades, no qual o primeiro falava sobre Games. Hoje retomo essa série, agora o tema é algo essencial e que revolucionou o mundo: Internet. Confira as curiosidades abaixo.

  • No Baixaki, 88% dos programas disponíveis para download são para os sistemas operacionais Windows.
  • A internet foi inventada pelos norte-americanos por medida de segurança. Eles temiam que um dia, com um bombardeio, importantes informações fossem perdidas e a internet era uma maneira de descentralizá-las.
  • Os blogs de quem escreve notícias sobre áreas de conflito enquanto estão por lá recebem o nome de Warblogs. Isso porque estão na guerra (ou na batalha) e transmitindo informações em tempo real para qualquer parte do mundo.
  • O Skype possui emoticons "ocultos"? Em suas conversações, digite (bandit) e (finger) para ver o que acontece!
  • O precursor do Windows Live Messenger (que ainda é chamado de MSN pela grande maioria dos usuários) é o Windows Messenger, que vinha instalado por padrão e está presente até no Windows XP. No Windows Vista e 7, ele foi descontinuado.
  • A primeira novela brasileira a mencionar a internet no seu enredo foi Explode Coração, de 1995 pela Rede Globo e escrita pela autora Gloria Perez. Até então, poucas pessoas sabiam do que se tratava este meio que hoje é tão importante!
  • Os vídeos na internet revolucionaram a forma de se fazer televisão, cinema ou qualquer outra produção audiovisual. Antes deles, os filmes e trechos eram vistos apenas com algum suporte físico que limitava a exibição. Hoje, é livre.
  • O primeiro compartilhador de arquivos P2P foi o Napster, em 1999, que difundiu o formato de Áudio MP3. O programa fechou as portas em 2001, não resistindo aos vários processos recebidos. Hoje, o Napster voltou, mas agora vende músicas legalizadas.
  • Segundo dados do Google: Zeitgeist, um dos principais termômetros sobre busca na web, no ano de 2009 o site Baixaki foi o quarto mais procurado no Brasil, atrás apenas de Orkut, YouTube e Hotmail.
  • O YouTube agora conta com suporte a legendas automáticas. A nova tecnologia se chama "Automatic Speech Recognition" (ASR) e será capaz de inserir legendas em vídeos que contam com áudio em inglês, criando legendas em 51 idiomas diferentes.
  • O e-mail como conhecemos hoje foi criado em 1971 por Ray Tomlinson.
  • O termo spam é originário de uma carne de baixa qualidade vendida nos EUA. Nos anos 70, ela foi a protagonista de uma sátira na TV, onde um restaurante servia todos os pratos com a carne spam, mesmo contra a vontade dos fregueses.
  • Em 2003, Dave Winer criou o enclosure nos feeds RSS. O enclosure permite acrescentar arquivos de qualquer formato ao feed. Também permite que o agregador faça o download automático desses arquivos. Essa é a tecnologia utilizada para o Podcasting.
  • Perdeu a senha do MSN? Saiba que existe um formulário disponível no site de suporte ao Messenger. Preencha-o para receber a resposta da Microsoft e, quem sabe, sua senha de volta.
  • Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web (Rede de alcance global, e também abreviada como www), foi nomeado cavaleiro pela rainha da Inglaterra pelos serviços prestados para o desenvolvimento da internet.
  • O YouTube foi fundado em 2005 por três funcionários do serviço PayPal. O site foi vendido ao Google por 1,65 bilhões de dólares e hoje tem o maior acervo de vídeos da internet.
  • As imagens encontradas nos serviços Google Earth e Google Maps são tiradas por satélites terceirizados e apenas compradas pela Google.
  • A plataforma livre para criação de blogs, o WordPress, foi criada em 2003 por Matt Mullenweg e Mike Little. Atualmente, esta plataforma em PHP é utilizada por milhares de pessoas espalhadas pelo mundo e até em páginas profissionais.
  • Estima-se que o Google processe duas bilhões de pesquisas por dia, além dos acessos aos outros sites do Complexo Google, como o YouTube, Gmail e Orkut.
  • A principal fonte de pesquisas na internet, a Wikipédia, surgiu do projeto chamado Nupedia criado por Jimmy Wales e Larry Sanger, em março de 2000. Comparada às enciclopédias tradicionais, a Wikipédia possui dez vezes mais verbetes e artigos a mais.
  • O dia 17 de maio é adotado no Brasil como o dia da internet.
  • A internet é a responsável por 2% de todas as emissões globais de CO2 (mesma quantidade de poluição gerada pelos aviões). Esse percentual se refere à energia elétrica utilizada pelos computadores que sustentam a rede.
  • Para atingir uma audiência de 50 milhões de pessoas, o rádio levou 38 anos, a TV 13 anos e a internet 4 anos.
0 comentários

Curiosidade dos games

 
Começo hoje uma série de textos sobre curiosidades. Peguei pela internet várias coisas sobre diversos assuntos, e começarei hoje a postá-los aqui. O primeiro assunto de que falarei são os games, confira as curiosidades abaixo.


  • O game FIFA 2001 foi o primeiro a colocar cheiro na impressão do CD. A mídia do jogo continha cheiro de grama.
  • O PlayStation, vídeo game da Sony lançado em 1995, era na verdade para ser um periférico que permitiria ao Super Nintendo a leitura de CDs, mas houveram problemas com o licenciamento, então a Sony decidiu partir para um projeto próprio.
  • A Nintendo produziu um console chamado Virtual Boy que pretendia levar os jogadores a outras dimensões sensoriais. Fracassou e teve mais de cem títulos cancelados em menos de um ano.
  • The Sims é o jogo mais vendido para computadores, alcançando em 2008 uma marca de mais de 100 milhões de cópias vendidas.
  • Em 1995 a Apple fez sua primeira investida no mundo dos jogos eletrônicos, lançando o Apple Pippin em parceria com a Bandai. O console foi considerado uma das grandes falhas da história da empresa, com somente 18 títulos lançados nos Estados Unidos.
  • Na grande maioria dos jogos a combinação Alt + Enter coloca o game em tela cheia. Repetir a função retorna o game para o modo em janela. Nos jogos mais simples, como as versões independentes para o Mario, em geral basta apertar o F4.
  • Uma única partida no jogo Animal Crossing do Gamecube pode durar até 29 anos.
  • Antes de dedicar-se ao mundo dos videogames, a Nintendo já foi fabricante de cartas do baralho japonês Hanafuda. Ela foi fundada em 1889 por Fusajiro Yamauchi.
  • Reconhecido como um dos produtos mais inovadores da década de 90, o SEGA Dreamcast foi o primeiro videogame com suporte multiplayer online. Seu sistema SEGA Net utilizava a linha telefônica para a conexão.
  • O chip de som do Super Nintendo foi desenvolvido nada menos do que pela Sony, que anos depois iria virar uma das maiores concorrentes da companhia japonesa ao lançar a primeira versão do Playstation.
  • O Playstation 2 é o console mais vendido em toda a história, com mais de 138 milhões de unidades comercializadas pelo mundo.
  • Mário apareceu pela primeira vez no jogo Donkey Kong e chamava-se Jumpman. No entanto, a equipe americana da Nintendo rebatizou o personagem por achá-lo parecido com o proprietário do primeiro escritório da empresa: Mário Segali.
  • O tamanho elevado dos seios de Lara Croft é resultado de um acidente causado por Toby Gard, que ajustou acidentalmente a o volume deles em 150%. Depois disso outros designers viram, gostaram e decidiram deixar assim.
  • No Brasil existe um órgão que regulamenta e classifica a faixa etária de jogos eletrônicos. Nenhum game é liberado para comercialização no país desde 2002 sem passar pelo DEJUS (Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação).
  • O cantor Enrique Iglesias utilizou imagens do famoso jogo Pong em vários shows de sua última turnê. Essas imagens foram utilizadas para ilustrar o início da canção Do you know? (The Ping Pong Song).
  • Em junho de 1985, o russo Alexey Pajitnov inventou o clássico Tetris. Pajitnov quase não ganhou dinheiro com sua criação, obtendo os direitos autorais sobre o jogo somente em 1996.
  • O console Xbox da Microsoft seria chamado originalmente de DirectX- Box, pois se baseia na mesma biblioteca gráfica do Windows. Felizmente o projeto teve seu nome abreviado antes da data de lançamento.
  • Quando Will Wright desenvolveu SimCity, na década de 80, várias pessoas desacreditaram seu projeto, pois consideravam absurda a ideia de um jogo não ter fim.
  • David Hayter, famoso por dar voz a Solid Snake, protagonista de Metal Gear Solid, também é um famoso roteirista de Hollywood. Entre os trabalhos dele estão filmes da franquia X-Men e a adaptação de Watchmen para os cinemas.
  • Pong, o clássico tênis de mesa virtual, foi criado pelo engenheiro Nolan Bushnell para árcade em 1972. O jogo foi lançado como um console caseiro em 1974 e faturou 40 milhões de dólares naquele ano.
  • Nos primeiros jogos do Super Mário, o Donkey Kong era um gorila malvado que havia raptado a princesa e planejava destruir o encanador.
  • A série de jogos Warcraft, da Blizzard, fez 15 anos de idade no ano de 2009. O MMORPG World of Warcraft também fez aniversário: 5 anos. O jogo possui mais de 11 milhões de jogadores pagantes e ativos em todo o mundo.
  • O jogo Doom, de 1993, inspirou congressistas americanos a debaterem o nível de violência nos jogos. O resultado foi a criação do sistema de indicação etária de maneira bem visível nas capas dos jogos.
  • Bally Astrocade foi o primeiro vídeo game com suporte a 4 controles, porém o padrão de 4 controles só obteve sucesso com o lançamento do Nintendo64. Atualmente todos os consoles permitem utilizar 4 controles.
0 comentários

Por promessa, indiano não toma banho há 37 anos!


O indiano Guru Kailash Singh, de 65 anos, se recusa a tomar banho há 37 anos. Ele vive com sua mulher e sete filhas na aldeia de Chatav, perto da cidade de Varanasi, na Índia. Singh acredita que os deuses estão satisfeitos com sua devoção e, eventualmente, podem lhe dar um filho.






Fonte: Site quecurioso
0 comentários

A obesidade no mundo

A obesidade é o aumento exponencial de gordura, de forma que o excesso de peso começa a causar diversos problemas de saúde. Ela pode ser identificada de muitas formas, entre elas, através do IMC (Índice de Massa Corpórea). Muitas doenças estão associadas à obesidade e é grande o número de óbitos decorrentes desse desequilíbrio.

As doenças mais comuns derivadas da obesidade são cardiovasculares, diabetes, apneia e osteoartrite. Alguns fatores podem gerar o sobrepeso em uma pessoa, como o estilo de vida, origem genética e outras doenças.

O estilo de vida sedentário, regado a alimentos e bebidas ricos em gordura e açúcar se tornou mais comum nos últimos 25 anos. O desenvolvimento da tecnologia para trazer conforto ao ser humano fez com que o gasto de calorias diminuísse muito durante o cotidiano. Isso contribui muito para o aumento de gordura no corpo.

A origem genética pode influenciar para o desenvolvimento da obesidade. O desequilíbrio metabólico e alterações hormonais podem alterar o apetite e a forma como o corpo reage para absorver e utilizar gordura. Por isso, é importante notar desde a infância o peso ideal e logo condicionar a pessoa a um estilo de vida saudável.

Além de condições físicas fatores psicológicos podem estar ligados à obesidade. Pessoas que comem sem moderação para tentar aliviar fobias tendem a desenvolver a doença.

Depois de instalada, a pessoa obesa sofre discriminações sociais. Para a sociedade o bonito é magro, e não gordo. Além disso, as pessoas obesas necessitam de condições especiais para certas atividades comuns. O obeso tem dificuldade para sentar em cadeiras comuns e precisa de vestuário especial.

Para tratamento é recomendada dieta, exercício físico e cirurgia. Concomitantemente com o tratamento médico é feito o acompanhamento psicológico. Normalmente o obeso que emagrece separa sua vida em duas fases: antes e depois de superar a doença.

Hoje, a obesidade é considerada como um crescente problema de saúde pública. Estima-se que no mundo haja 300 milhões de obesos.

Juliana Miranda - Equipe do SitedeCuriosidades.com
Licença:
Creative Commons License
0 comentários

Sabia como surgiu o papel-moeda


Dinheiro: um pedaço de folha que tem valor de troca. Historicamente o papel-moeda começou na Idade Média, quando recibos de papel de depósitos de ouro circulavam com valor de troca. Essa era a moeda-corrente na época.

Os comerciantes se preocupavam com a circulação de ouro e sua forma de avaliação. Esse era um processo demorado: pesar o metal, avaliar seu teor e sua densidade. Logo, para facilitar o sistema, surgiram os “bilhetes de banco” na Itália e em outros países entre os séculos 12 e 15. Quem depositasse o ouro no banco recebia um comprovante. Esse recibo passou a servir como dinheiro, como conhecemos hoje. No mundo oriental o papel-moeda já circulava antes dos bilhetes de banco se espalharem pela Europa. O navegador Marco Polo registrou em uma viagem para a China, no século 13, que naquelas terras existia uma forma monetária em papel incompreensível aos europeus. No ocidente, os bilhetes de banco foram se desenvolvendo naturalmente. As primeiras cédulas de dinheiro da Europa foram emitidas na Suécia em 1661. O Banco Stockholms foi obrigado a elaborar um papel-moeda que tivesse valor e credibilidade.

No Brasil tem-se registro do primeiro papel-moeda a circular oficialmente em 1771. Eles eram chamados de “permuta do ouro” e de “bilhetes de extração de diamantes” e tinham valor no mercado. Já no Século 17 o Brasil enfrentava falsificação das moedas de cobre. Logo o país foi obrigado a emitir bilhetes de troco ao cobre, no ano de 1833. Em 1900 ocorreu a emissão oficial de outros tipos de papel-moeda: 69 tipos de notas de Banco e outras 33 do Tesouro Nacional circularam no mercado.

Até 1923 o Banco do Brasil tinha feito sua última emissão bancária. Em 1965 foi fundado no país o Banco Central do Brasil, que ficou responsável pela circulação de papel-moeda. Atualmente a Casa da Moeda do Brasil é o órgão que produz as cédulas do Real. Ela possui uma das melhores tecnologias mundiais para a fabricação de papel-moeda.


Juliana Miranda
Licença:
Creative Commons License


0 comentários

Pássaros mudam sua melodia por causa de ruído da cidade



Os pássaros estão mudando suas músicas para se fazerem ouvir mais do que o ruído das cidades, mas o movimento pode significar a diminuição de suas ninhadas.

Os cientistas descobriram que os machos dos pássaros chamados em inglês de Great Tits estão cantando em freqüências mais altas a fim de combater o barulho da vida moderna. Mas, apesar de sua maior frequência, as músicas e os próprios pássaros machos estão sendo menos atraentes para as fêmeas da espécie.

Portanto, os pássaros machos que lutam para fazer suas canções em baixas frequências ouvidas, ou aqueles que a mudam para altas frequências menos atrativas, estão em risco de não encontrarem uma companheira de procriação.

Wouter Halfwerk da Universidade de Leiden, na Holanda, disse: "Estes dados são fundamentais para nossa compreensão do impacto do ruído antropogênico em pássaros selvagens, porque eles fornecem evidências de que músicas de baixa frequência estão sendo ligadas ao sucesso reprodutivo e de que ser afetado por ruído dependente da eficiência do sinal. "

Um artigo, publicado na revista PNAS, é o último a mostrar os efeitos nocivos do ruído urbano em aves.

Estudos anteriores sugeriram que alguns tordos teriam abandonado o coro do amanhecer para cantar à noite, quando as ruas são mais silenciosas, enquanto tentilhões do México, adotaram a tentativa de cantar mais alto.

No novo experimento, os ninhos dos pássaros Great Tits num parque nacional holandes foram estudados durante Abril e Maio de 2009 e 2010.

Pesquisadores registraram a comunicação entre machos e fêmeas, analisando ??o nascimento dos filhotes e colocando gravações do canto dos machos para as aves do sexo feminino com diferentes níveis de ruído de fundo.

Eles descobriram que os pássaros que cantavam músicas de baixa frequência eram menos propensos a serem traídos por seus companheiros.

Já quando os machos eram barulhentos, as fêmeas eram menos propensas a sair de seus ninhos para acasalar.

Além disso, "os indivíduos que têm de se contentar com locais barulhentos podem sofrer de emparelhamento e terem seu sucesso reprodutivo reduzido".


Tradução de Juliana Miranda.
Fonte: Telegraph
segunda-feira, 4 de abril de 2011 0 comentários

Como enfrentar o medo ao volante


Alguns motoristas se encontram com essa fobia, as vezes por motivo de algum acidente ou mesmo começou a ter ansiedade ao dirigir, mas existe muitas maneiras de se livrar deste fantasma:
O motorista, já habilitado deve ter certeza de que sabe dirigir, ou seja, de que domina pelo menos os princípios básicos da condução do automóvel.
Se o medo for intenso, é preferível começar aos poucos. Primeiro entre no carro e dê a partida, sem tirá-lo do lugar.
Depois o exercício pode ser algo como tirar e colocar o veículo na garagem.
Vencidos estes obstáculos é hora de ter contato com outros carros, dando uma volta no quarteirão.
É necessário repetir as voltas até não sentir mais desconforto e insegurança ao fazer aquele percurso. Pisicólogos afirmam que isso leva em média sete voltas.
Chega o momento de escolher outros quarteirões, perto de casa.
Repita as voltas durante alguns dias, em pelo menos três quarteirões.
O passo seguinte é estabelecer objetivos: ir à padaria, à farmacia e a escola, por exemplo.
Liste-os em ordem crescente de dificuldade, enfrentando-os gradativamente.Procure ajuda de um instrutor de trânsito. Ao dirigir junto a um profissional nos sentimos mais seguros.
Aproveite para observar, eliminar dúvidas, fazer testes simulados (virtual), se sentindo como um aprendiz você se sente mais a vontade de errar e recomeçar.
Depois de refazer algumas aulas, seu teste final é pegar uma estrada, que requer mais malícia, pois a velocidade é maior.
O conselho é fazer isso apenas quando tiver domínio total das situações da cidade.
Se ainda estiver inseguro, procure um psicólogo. Este profissional irá lhe ajudar a sair da toca e ser um novo motorista.
Fonte: Jornal Mão na Roda
1 comentários

Voce ja viu um Teclado Japones?

Um teclado sempre apresenta diferenças de acordo com o idioma para o qual está configurado. O teclado em português do Brasil, por exemplo, tem teclas para o acento grave (o “`”, que indica crase) e o Ç, símbolos próprios da nossa língua.
O mesmo acontece em outros países: os espanhóis têm a tecla “Ñ“, os gregos têm os caracteres que representam letras como “alfa“, “beta” e “gama” e assim por diante.
A coisa complica um pouco para idiomas não-ocidentais. Vamos pegar o exemplo do japonês: na terra do sol nascente, eles escrevem com dois silabários de 43 caracteres (lembre-se: o nosso alfabeto tem só 23 letras) e com um sistema de centenas de ideogramas, sinais que representam conceitos ou idéias.
Para fazer esse monte de símbolos caberem em um teclado de computador, os japoneses precisaram usar a cabeça. A solução foi engenhosa: as sílabas mais usadas são acessadas diretamente, as menos usadas aparecem com a ajuda de teclas de apoio e os ideogramas surgem na tela dos programas de edição de texto.
Não é tão complicado: basta se habituar à configuração do teclado, como você confere nos exemplos do infográfico abaixo. QUESTÃO DE PRÁTICA Japoneses usam dezenas de caracteres com a ajuda de teclas de apoio e editores de texto SÍLABAS MAIS USADAS Os principais elementos da escrita japonesa são dois silabários (conjuntos de sílabas), cada um composto por 43 caracteres.
Desse total, os mais usados aparecem impressos diretamente no teclado.
Basta apertar a tecla correspondente e a sílaba aparece na tela SÍLABAS MENOS USADAS As sílabas menos usadas também aparecem impressas no teclado, mas em tamanho menor. Para acessá-las, é preciso acionar a tecla correspondente junto com alguma tecla de apoio ? o shift, por exemplo.
É o mesmo processo que a gente usa para digitar letras maiúsculas IDEOGRAMAS Além do silabário, a escrita japonesa também utiliza centenas de símbolos que representam conceitos ou idéias, os ideogramas. Para digitá-los, o usuário precisa de algum programa de edição de texto que ofereça uma lista de todos os ideogramas. Daí, basta clicar no atalho da lista de ideogramas (digitando alt + “) e escolher o seu ? o processo é parecido com a opção “inserir símbolo” do Word
Veja como ele é:
0 comentários

Carnaval, Cinzas e Quaresma


Olhando para o calendário, rapidamente se percebe que é a Páscoa quem rege o Carnaval: a Páscoa é celebrada no primeiro Domingo da lua cheia após o equinócio da primavera, no hemisfério Norte. O Carnaval acontece entre 3 de Fevereiro e 9 de Março, sempre quarenta e sete dias antes da Páscoa, ou seja, após o sétimo Domingo que antecede o Domingo de Páscoa.

Carnaval

O Carnaval é uma festividade popular colectiva, cíclica e agrária. Teve como verdadeiros iniciadores os povos que habitavam as margens do rio Nilo, no ano 4000 a.C., e uma segunda origem, por assim dizer, nas festas pagãs greco-romanas que celebravam as colheitas, entre o séc. VII a.C. e VI d.C.
A Igreja viria a alterar e adaptar práticas pré-cristãs, relacionando o período carnavalesco com a Quaresma. Uma prática penitencial preparatória à Páscoa, com jejum começou a definir-se a partir de meados do século II; por volta do século IV, o período quaresmal caracterizava-se como tempo de penitência e renovação interior para toda a Igreja, inclusive por meio do jejum e da abstinência
Tertuliano, São Cipriano, São Clemente de Alexandria e o Papa Inocêncio II foram grandes inimigos do Carnaval, mas, no ano 590, a Igreja Católica permite que se realizem os festejos do Carnaval, que consistiam em desfiles e espectáculos de carácter cómico.
No séc. XV, o Papa Paulo II contribuiu para a evolução do Carnaval, imprimindo uma mudança estética ao introduzir o baile de máscaras, quando permitiu que, em frente ao seu palácio, se realizasse o Carnaval romano, com corridas de cavalos, carros alegóricos, corridas de corcundas, lançamento de ovos, água e farinha e outras manifestações populares.
Sobre a origem da palavra Carnaval não há unanimidade entre os estudiosos, mas as hipóteses “carne vale” (adeus carne!) ou de “carne levamen” (supressão da carne) levam-nos, indubitavelmente, para o início do período da Quaresma. A própria designação de Entrudo, ainda muito utilizada entre nós, vem do latim “introitus” e apresenta o significado de dar entrada, começo, em relação a esse tempo litúrgico.

Cinzas

No dia seguinte, a cinza recorda o que fica da queima ou da corrupção das coisas e das pessoas. Este rito é um dos mais representativos dos sinais e gestos simbólicos do caminho quaresmal.
Nos primeiros séculos, apenas cumprem este rito da imposição da cinza os grupos de penitentes ou pecadores que querem receber a reconciliação no final da Quaresma, na Quinta-feira Santa, às portas da Páscoa. Vestem hábito penitencial, impõem cinza na sua própria cabeça, e desta forma apresentam-se diante da comunidade, expressando a sua vontade de conversão.
A partir do século XI, quando desaparece o grupo de penitentes como instituição, o Papa Urbano II estendeu este rito a todos os cristãos no princípio da Quaresma. As cinzas, símbolo da morte e do nada da criatura em relação a seu Criador, obtêm-se por meio da queima dos ramos de palmeiras e de oliveiras abençoados no ano anterior, na celebração do Domingo de Ramos.

Quaresma

O termo Quaresma deriva do latim “quadragesima dies”, ou seja, quadragésimo dia. É o período do ano litúrgico que dura 40 dias: começa na quarta-feira de cinzas e termina na missa “in Coena Domini” (Quinta-Feira Santa), sem inclui-la.
O sexto Domingo, que dá início à Semana Santa, é chamado “Domingo de Ramos”, “de passione Domini”. Desse modo, reduzindo o tempo “de passione” aos quatro dias que precedem a Páscoa, a Semana Ssanta conclui a Quaresma e tem como finalidade a veneração da Paixão de Cristo a partir da sua entrada messiânica em Jerusalém.
Uma prática penitencial preparatória para a Páscoa, com jejum, começou a surgir a partir de meados do século II; outras referências a um tempo pré-pascal aparecem no Oriente, no início do século IV, e no Ocidente no final do mesmo século.
Nos primeiros tempos da Igreja, durante esse período, estavam na fase final da sua preparação os catecúmenos que, durante a vigília pascal, haveriam de receber o Baptismo.
Por volta do século IV, o período quaresmal caracterizava-se como tempo de penitência e renovação interior para toda a Igreja, inclusive por meio do jejum e da abstinência, marcas que ainda hoje se mantêm.
Na Liturgia, este tempo é marcado por paramentos e vestes roxas, pela omissão do “Glória” e do “Aleluia” na celebração da Missa.
0 comentários

Cão carneiro



  Quando o fazendeiro chinês Liu foi verificar se sua ovelha já havia dado à luz, levou um susto.
Mãe e filhote estavam bem mas a aparência da mais nova ovelha da fazenda era, no mínimo, surpreendente. Ainda úmido, o filhote apresentava a lã característica dos ovinos mas olhos, nariz, boca, patas e rabo eram definitivamente de um cão.
  Liu afirma que após 20 anos criando ovelhas jamais havia visto caso semelhante e acredita que a criatura é mesmo um híbrido de cachorro e ovelha, apesar do Centro de Tecnologia Pecuária da cidade já ter confirmado que o cão-carneiro não passa de um cordeiro anormal.
  Mas isso não conteve a curiosidade dos turistas que continuam visitando a fazenda do Sr. Liu para conhecer o seu pequeno cão-carneiro.
0 comentários

Uma grande coleção de bonecas adultas



O casal britânico Bob e Lizzie Gibbins compartilham do mesmo interesse por bonecas adultas (love dolls) e, durante os últimos 10 anos, juntou aquela que deve ser a maior coleção de bonecas do mundo desse gênero.
  Entre manequins, bonecas infláveis e bonecas de silicone realistas, o mecânico de 60 anos já comprou 240 bonecas. As mais baratas, as infláveis que variam entre 48 a 639 dólares e, as mais caras, de silicone como “Jessica” (o casal dá nomes a todas elas), comprada por 11.200 dólares.
Bob tentou colocar a coleção no Guinness, mas os organizadores alegaram não possuir uma categoria para “bonecas anatomicamente corretas em tamanho natural”.
   Ele adora tomar chá com as “garotas” e posar para fotos, além de levá-las para passear e comprar roupas na companhia de sua esposa, que ajuda na escolha dos figurinos. Ele insiste que a única coisa que nunca fez com suas bonecas é aquilo para o que foram feitas. Se é que vocês me entendem…
  A coleção de bonecas está avaliada em 160.000 dólares e pode ainda virar um documentário pois despertou a atenção de um cineasta que também iniciou sua coleção.
Fonte: AolNews
Imagens: Nick Obank /Barcroft Media
0 comentários

Os maiores salários do Futebol 2011!

sábado, 2 de abril de 2011 0 comentários

A Doença Mais Antiga do Mundo



Atualmente, médicos e especialistas têm conhecimento acerca de inúmeras doenças, de todas elas a mais antiga é a hanseníase. Os primeiros registros dessa doença datam de 1350 a.C.. Apesar de ser muito antiga, o tratamento eficaz da doença só foi descoberto no começo dos anos 80, com o desenvolvimento da poliquimioterapia.

A hanseníase é provocada pela bactéria Mycobacterium leprae, também conhecida como Hansen, ela agride principalmente os nervos e a pele, podendo, em estágios mais graves, resultar em deformações. A lepra, como era conhecida, consome, resseca, agride e penetra na pele, deforma nervos, músculos e ossos.

No início ela provoca uma dor quase insuportável que logo passa e é substituída pela perda da sensibilidade e dos movimentos. O nome foi alterado por causa do preconceito com o qual os portadores da doença eram tratados, no Brasil a lepra passou a ser conhecida como hanseníase.

Em números absolutos de hanseníase, o Brasil é o segundo país no ranking, perdendo somente para a Índia.

0 comentários

O Edifício Mais Alto do Mundo



O mundo esticou o pescoço diante da Burj Dubai, a obra mais alta já construída pelo homem. De concreto e aço por dentro, e vidro e alumínio por fora, sua altura oficial foi um segredo bem guardado até o último segundo: 828 metros.

Na comparação com outro prédio famoso – o Empire State, de Nova York, com 443,2 metros –, seria preciso botar dois “Empires”, um em cima do outro, para chegar à altura da torre de Dubai. O prédio mais alto do Brasil é o Mirante do Vale, no centro de São Paulo, com 170 metros. Uma Burj vale quase cinco Mirantes.

Um casal de visitantes brasileiros tem que fazer ginástica para encaixar o prédio na foto. “(É a) pequenez e a grandeza do homem ao mesmo tempo. Pequeno pelo tamanho e a grandeza de ter construído tudo isso”, comenta o pesquisador Renato Penteado.

“Eu sempre falo: o Brasil é o que Deus fez, a natureza do verde, do mar, da água. Aqui, não. Aqui é o que o ser humano consegue construir”, elogia a fisioterapeuta Maritza Steffenhagen.

A Burj Dubai ganha até da natureza brasileira: o Morro do Corcovado mede 710 metros. Com a estátua do Cristo Redentor chega a 748 metros. Nem assim supera o ediíficio árabe.

A torre pode ser vista a 95 quilômetros de distância, tem 167 andares e 12 mil operários trabalharam na construção. E muitos ainda cuidam de detalhes, como o nome oficial, Burj Khalifa. Burj quer dizer torre em árabe, e Khalifa é uma homenagem ao presidente dos Emirados Árabes. Mas todo mundo chama de Burj Dubai mesmo.

0 comentários

Curiosidades sobre as frutas



Quando o melão não for doce, e estiver aguado, não use açúcar, e sim pulverize a fatia cortada com uma pitadinha de sal.
Quando for extrair a água de um coco e este estiver aguado, coloque 3 gotinhas de adoçante, você irá se surpreender com o sabor.

Para afugentar aquelas mosquinhas das frutas, coloque por perto um prato com leite ou vinagre com pimenta.

As laranjas de casca mais fina geralmente têm mais suco.

Antes de descascar as laranjas, cubra-as com água fervente e deixe descansar por 5 a 10 minutos. A parte branca sairá com facilidade, deixando-as perfeitas para serem usadas em saladas.

Para o limão apresentar uma maior quantidade de suco, antes de cortá-lo, friccione-o com as mãos.
Quando for ralar limão, antes cubra o ralador com um papel plástico aderente, aperte bem e rale o limão. O papel não rasga, não suja o ralador e, ainda por cima ao retirar o papel, você aproveita toda a casquinha.

Rale as cascas de laranjas, leve-as ao forno baixo até secarem bem. Coloque-as em vidros bem fechados. Você poderá usar em bolos, biscoitos, pudins, etc. Se você desejar, poderá congelar a casca da laranja ralada, sem necessidade de secá-la.

Se acrescentar frutas picadas a uma gelatina ainda líquida, elas depositar-se-ão no fundo do recipiente. Para que isso não aconteça, deixe a gelatina na geladeira até engrossar um pouco. Acrescente então as frutas.

Passas e frutas cristalizadas antes de usá-las em bolos e pudins, passe-as na farinha de trigo ou deixe-as de molho no vinho durante mais ou menos 30 minutos.

Se for usar bananas, numa torta, mergulhe-as primeiro em suco de laranja ou de limão, para evitar que fiquem escuras.

As passas ficarão mais gostosas se, antes de usá-las numa receita de biscoitos, você as deixar sobre uma peneira, tomando o vapor de água fervente por 5 minutos.

A abóbora está madura quando o talo estiver amarelo ou seco.

Para conservar por mais tempo, as frutas, deixe-as de molho numa tigela com água e sal. Além de lavar o sal desinfeta naturalmente. Depois seque-as e coloque na gaveta da geladeira forrados com papel toalha. Faça isso com as verduras e legumes também.

Para que as maçãs não se desmanchem quando você for assá-las no forno, experimente furar com um garfo em toda sua volta: isto evita que elas percam a forma natural.

Se você for usar apenas a metade de um abacate, guarde a outra na geladeira, sem retirar o caroço. Ainda, se você fizer creme de abacate para a sobremesa, guarde-o numa vasilha junto ao caroço bem lavado. Isto vai fazer com que o verde do abacate não escureça.

Para conservar melhor o sabor e o perfume das frutas, embrulhe-as.

Se você quiser que as frutas fiquem bem brilhantes, esfregue-as com um pano embebido em azeite de boa qualidade. Depois limpe com um pano enxuto: este tratamento fará com que elas durem mais tempo.

Para conservar o abacate depois de cortá-lo, deixe o caroço na metade que não utilizará, guarde dentro de um saco plástico ou papel alumínio. A polpa se conservará firme e sem escurecer.


Fonte: Saúde em Primeiro Lugar

0 comentários

Como Funciona o Filtro solar?




O que é?

O filtro solar (também conhecido como protetor solar) é uma loção, spray ou produto tópico que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele, ultimamente ligado a um menor risco de câncer de pele. Entretanto, a loção de bronzeamento é um termo incorreto para o filtro solar, já que sua função é completamente diferente.

A loção de bronzeamento é usada para atrair raios UV para atingir um melhor bronzeado.Estas são comumente projetadas para o uso em piscinas se projetada ao ar livre pode ou não ter protecção FPS.

Os melhores filtros solares protegem tanto para UVB (radiação ultravioleta com comprimento de onda entre 290 e 320 nanometros), que pode causar queimaduras solares, e UVA (entre 320 e 400 nanometros), que causa efeitos danosos à pele a longo prazo, como envelhecimento prematuro da pele.

Muitos protetores solares contem tanto compostos orgânicos química orgânica que absorve a luz ultravioleta (como o oxibenzeno) ou um material opaco que reflete a luz (como o dióxido de titânio, o óxido de zinco), ou uma combinação de ambos. Tipicamente, materiais absortivos são referidos como bloqueadores químicos, já os materiais opacos como bloqueadores minerais ou físicos.

A dosagem para o filtro solar pode ser calculada usando a fórmula para a área de superfície do corpo e subsequentemente subtraindo a área comberta por roupa que dá proteção efetiva contra a radiação UV. A dose usada pela FDA nos testes de filtro solar é de 2 mg/cm². De uma amostragem calculada em uma monografia da FDA, se assumirmos um adulto mediano com altura de 1,63 m e peso de 68 kg com 82 cm de cintura, ele necessitaria de exatamente 29 g para cobrir sua área corporal não coberta (considerando que ele esteja vestindo uma sunga).

Ao contrário do aviso comum de que o filtro solar deve ser reaplica a cada 2-3 horas, uma pesquisa mostrou que a melhor proteção é alcançada com a aplicação 15-30 antes da exposição, seguida por uma reaplicação 15-30 minutos depois que a exposição ao sol começar. Mais reaplicações só são necessárias depois de atividades como natação, ou que a pessoa sue.

Entretanto, estudos mais recentes da Universidade da Califórnia indicam que o filtro solar deve ser reaplicado em duas horas para que mantenha sua efetividade. A não-reaplicação poderia causar até mais dano às células do que o não uso do filtro solar, devido à liberação de radicais livres extras emitidos por substâncias químicas presentes no filtro.

Uma redução significante à exposição solar inibe a produção de Vitamina D. Entretanto, a exposição ao sol excessiva tem sido conclusivamente relacionada a algumas formas de câncer de pele e sinais de envelhecimento precoce. A estação, latitude, hora do dia, cobertura de nuvens, tipo de pele e filtro solar, todos têm efeito na produção da vitamina D na pele, mas quinze minutos por dia de exposição direta ao sol geralmente é aceito entre os médicos para se atingir um ótimo na produção de vitamina D. Os especialistas geralmente recomendam uma caminhada de 15 minutos pela manhã ou final de tarde sem a utilização de filtro solar, para atingir essa necessidade.

Mecanismo de ação

Os principais ingredientes dos filtro solares são moléculas aromáticas conjugadas com grupos carbonil. Essa estrutura geral permite à molécula absorver raios ultravioleta de alta energia e liberar a energia como raios de baixa energia, desse modo prevenindo o ultravioleta, que é danoso à pele, de atingi-la. Então, quando da exposição à luz UV, a maioria dos ingredientes (com a exceção do avobenzona) não sofrem uma modificação química significativa, permitindo estes ingredientes reter o potencial de absorção de UV sem uma fotodegradação significante.

Tem dois tipos de “protetor” solar: o “químico” e o “físico”. O físico, muitas vezes chamado de bloqueador solar, contém maior quantidade de dióxido de titânio, que cria uma barreira para a passagem dos raios UV, ou seja funciona como um refletor – esses bloqueadores são aqueles que deixam uma camada branca sobre a pele, devido ao excesso de TiO2. Já os protetores químicos possuem substâncias que interagem com a radiação UV absorvendo-a e sofrendo mudanças em suas estruturas; assim a radiação UV é absorvida por essa fina camada de substâncias e não atinge os melanócitos – esse protetores não deixam aquela camada tão branca quanto os bloqueadores.

Fator de Proteção Solar

O FPS (Fator de Proteção Solar) é uma medida de laboratório que indica a efetividade do filtro solar; quanto mais alto o valor do FPS; maior a proteção que o filtro solar oferece contra raios UV-B (a radiação ultravioleta que causa a queimadura solar) e UVA (mais associada aos danos de longo prazo na pele). O FPS indica a relação entre o tempo que a pessoa pode se expor à luz solar usando filtro solar antes de se queimar e o tempo que ela pode ficar exposta à luz solar sem se queimar. Por exemplo, uma pessoa que se queimaria depois de 12 minutos no sol deve se queimar 2 horas (120 minutos) se protegida com um filtro solar de FPS 10 (10 vezes mais proteção). Na prática, a proteção de um filtro solar depende de fatores como:

  • O tipo de pele (cor) do usuário.
  • A quantidade que é aplicada e a freqüência de reaplicação.
  • Atividades que o usuário faz (por exemplo, nadar leva a uma perda de filtro solar da pele).
  • Quantidade de filtro solar que a pele absorve.

Para escolher o FPS deve se relevar as seguintes condições as pessoas têm que usar, no mínimo, FPS 15, inclusive quem tem pele mais morena defesa feita por unaniminidade pelos dermatologistas. A regra é: quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o FPS. Os dermatologistas garantem que vale a pena investir nos fatores de proteção mais altos, mesmo que as diferenças de proteção não sejam muito grandes -o FPS 15 filtra 93,3% da radiação ultravioleta B, enquanto o FPS 30 evita 96,7%. “Ainda não é possível se proteger 100%, porém com valores mais altos se consegue um aumento do espectro de proteção”, diz o dermatologista Humberto Ponzio.

O FPS é uma medida imperfeita do dano à pele porque um dano invisível e envelhecimento da pele também é causado pelo muito comum ultravioleta tipo A, que não causa vermelhidão nem dor. Os filtro solares convencionais não bloqueiam o UVA tão efetivamente quanto o UVB, e mesmo taxas de FPS acima de 30 podem significar baixos níveis de proteção contra UVA, de acordo com um estudo realizado em 2003 feito por pesquisadores. De acordo com outro estudo de 2004, o UVA também causa danos ao DNA de células mais profundas da pele, aumentando o risco de ocorrer melanoma maligno. Até mesmo alguns produtos rotulados como “proteção contra o amplo espectro UVA/UVB”, não provêm boa proteção contra raios UVA . A melhor proteção contra o UVA é provida por produtos que contêm óxido de zinco, avobenzona e mexoryl®. Dióxido de titânio provavelmente provê boa proteção, mas não cobre todo espectro do UVA.

Devido à confusão criada pelos consumidores sobre o grau verdadeiro e a duração da proteção oferecida, restrições nos rótulos do produtos são impostas em vários países. Nos Estados Unidos em 1999, a Food and Drug Administration (FDA) decidiu instituir o rótulo de FPS 30+ para filtros que oferecem mais proteção, e uma restrição similar foi tomada na Austrália. Essa atitude foi tomada para desencorajar empresas a produzirem falsos títulos com relação ao nível de proteção oferecida (tal como “proteção o dia inteiro”), e porque um filtro com FPS acima de 30 não provê proteção significamente maior [3].

O FPS pode ser medido aplicando-se o filtro na pele de um voluntário e medindo-se quanto tempo leva até que ocorra queimadura ao ser exposto a uma luz solar artificial. Nos EUA, tal teste in vitro é requisitado pela FDA. Também pode-se medir in vitro com a ajuda de um espectroscópio especialmente desenvolvido. Neste caso, a verdadeira transmitância do filtro é medida, juntamente com a degradação do produto devido à exposição à luz solar. Nessa medição, a transmitância do filtro deve ser medido sob todos comprimentos de onda na faixa do UVB (290–350 nm), juntamente com a tabela de quão efetivos os vários comprimentos de onda causam queimaduras (o espectro de ação eritemal) e a verdadeira intensidade espectro da luz solar (veja a figura). Tais medições in vitro apresentam muito boa concordância com as medições in vivo. [4]

Matematicamente, o FPS é calculado de dados medidos como: \mathrm{FPS} = \frac{\int A(\lambda) E(\lambda)d\lambda}{\int  A(\lambda) E(\lambda)/\mathrm{MPF}(\lambda) \, d\lambda}, onde E(λ) é o espectro de radiação solar, A(λ) é o espectro de ação eritemal, e MPF(λ) é o fator de proteção monocromática, todas funções do comprimento de onda λ. O MPF é grosseiramente o inverso da trasmitância num dado comprimento de onda.

A fórmula acima demonstra que o FPS não é simplesmente o inverso da transmitância na região do UVB. Se isso fosse verdade, aplicar duas camadas de FPS 5 deveria ser equivalente ao FPS 25 (5×5). A verdadeira combinação de FPS é sempre menor que o quadrado de uma camada única de FPS.


Fonte: Wikipédia.org

 
;