![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEju6PidENBngm8gxNK5W3zt4fa22SNPxg0CMofqotCUyKw7s5QZ1XseROCJsicq5lRgmT4gb8ACbS4xFpP7RNezgVAmtfYuhKdDoUFaThXbNwERq90qEe9q0zt7dSRNMpFrRzIsKYx3E5W5/s400/1216526.jpg)
Tem curiosidade em saber por que as folhas das árvores se tornam avermelhadas antes de caírem no outono, e por que sua cor é mais viva em alguns anos?
Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) propõe uma explicação simples para o fenômeno: “Os pigmentos vermelhos chamados antocianinas que se acumulam nas folhas funcionam como uma proteção contra a radiação solar intensa”, diz William Hoch, coordenador do estudo publicado na revista Tree Physiology.
Por isso, logo que a reabsorção de nutrientes se inicia no outono, a concentração das antocianinas aumenta na superfície das folhas. “Esses pigmentos absorvem grande parte da luz que chega às folhas”, afirma Hoch. Dessa forma, preserva-se a limitada habilidade das árvores de produzir energia durante o outono. Além da luz abundante, baixas temperaturas e outros fatores de estresse também provocam o acúmulo das antocianinas nas folhas.
A descoberta da equipe de Hoch confirma as observações de que as cores do outono são mais vivas em dias mais claros e nas folhas situadas na parte mais externa das árvores. “As regiões em que o outono é ensolarado e frio exibem folhas muito vermelhas nessa estação”, diz Hoch.
Nenhum comentário:
Postar um comentário